Os impactos das usinas termoelétricas
Quais os impactos das usinas termoelétricas e seus fatores
Do ponto de vista ambiental, o impacto de construção de uma usina termoelétrica é zero.
Já para a usina térmica é justamente o contrário O impacto da térmica está na operação, poluindo muito mais que a hidroelétrica. Então é um absurdo estar vertendo turbinável e gerando térmica porque está piorando a situação ambiental. A térmica deve ficar como medida de segurança, por que a operação dela é cara, o combustível não é renovável e ela é, sobretudo do ponto de vista ambiental, muito danosa quando está em operação. É ela que tem que ficar de fora primeiro, tanto por questões econômicas como por questões ambientais.
Porém, na área de termoelétricas, o Brasil é muito atrasado. “Não temos indústrias que produzam equipamentos para esse tipo de usina, e nem know-how de construção, de operação e de manutenção”.
Energia solar
A energia solar tem como matéria-prima o Sol, sendo produzida por ação direta ou indireta do mesmo. Como todas as outras energias esta também é portadora de algumas vantagens e desvantagens. A energia solar não polui durante a sua utilização. Para, além disso, os painéis solares são cada vez mais potentes e o seu custo está a decair, o que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Por outro lado, existe uma variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica, além de que durante a noite não existe produção alguma.
Energia eólica
Energia eólica é a energia que provém do vento. Uma das formas mais comuns de se aproveitar a energia eólica é com moinhos de vento, cujas hélices giram para converter a energia eólica em outro tipo de energia adequado à necessidade. Nos países europeus, é muito comum a utilização de moinhos de vento para movimentar bombas d'água ou mesmo para gerar energia elétrica.
Usinas nucleares
Energia