IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS NAS USINAS
SOCIAIS NAS USINAS
INTRODUÇÃO
A hidrelétrica comparando com outros
tipos de geração de energia, até que não é ruim. Quando consideramos os riscos ambientais, as usinas nucleares são mais perigosas. E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas - que funcionam queimando gás ou carvão - são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa.
USINAS HIDRELÉTRICAS
Definição
A energia hidrelétrica é a
obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
NA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA
A construção de hidrelétricas e
conseqüentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos.
IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
NA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA
Pescador recolhe o motor do barco em um igarapé de Altamira. Todas as casas localizadas nas áreas mais baixas da cidade serão removidas por causa do aumento do nível do rio Xingu com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
DESVANTAGENS
Na área que recebe o grande lago que
serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação. E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar.
VANTAGENS
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil
vem de uma fonte renovável - a água. O território brasileiro é cortado por rios e as usinas hidrelétricas são uma opção sustentável para garantir a energia de que o país precisa para crescer.
Utilizam uma fonte renovável de energia.
A água que movimenta as turbinas da hidrelétrica e gera eletricidade se renova sempre por meio do ciclo hidrológico e