Resumo Uni O Europeia
- Em 7 de fevereiro de 1992, foi assinado o tratado de Maastricht, estabelecendo como principal objetivo, a união econômica, política e monetária dos países integrantes. A UE também pretende melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus e as condições de livre comércio entre os países membros, reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões, promover o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento e proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Membros:
Fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
1973: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido.
1981: Grécia.
1986: Espanha, Portugal.
1995: Chipre, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Checa, Hungria, Malta.
2007: Bulgária e Romênia.
Obs.: A Croácia fará parte da UE em 1 de julho de 2013.
Países candidatos: Montenegro, Macedônia, Islândia e Turquia.
Normas para ser membro da UE: economia estável com inflação baixa e controlada; livre circulação de pessoas e capitais; adotar normas comuns de produção, pesos e medidas; possuir instituições sólidas que assegurem o respeito à democracia, aos direitos humanos e à igualdade entre homens e mulheres.
O lançamento do euro (€) como moeda para transações financeiras, em 1999, promoveu a União Econômica e Monetária entre os países membros da UE. Em 1 de janeiro de 2002, o euro foi lançado na forma de cédulas e moedas e foi adotado por 17 dos 27 países da UE, que formam a Zona do Euro.
Países que adotaram o euro:
1 Jan. 1999: Alemanha, Áustria,