mercado comum europeu
O estágio atual da UE, após o seu alargamento em 2004, que integrou 10 países, o que alterou tanto as relações endógenas (vem de dentro) como as exógenas (vem de fora) do bloco. Os novos membros além do predomínio da economia agrícola, politicamente se distanciam das democracias avançadas da Europa. Definição: A União Europeia é o exemplo mais marcante de bloco econômico, pois atingiu um nível de integração inédito, com moeda e Banco Centrais unificados. Estão negociando a unificação do O Parlamento, ou seja, das leis. São mais de 40 anos de negociações, que vêm evoluindo do conceito de Mercado Comum Europeu (anos 60), passando pela Comunidade Econômica Europeia (anos 80) até a União Europeia, celebrada em 1999, sempre com integração crescente. Ainda há alguns países que não adotaram o Euro, nem têm fronteiras livres, mas estes já têm protocolo (data marcada) para aderir ao sistema. Por exemplo, É muito interessante tomar um trem na Alemanha, e saltar na França, sair da estação para as ruas diretas, sem alfândega ou polícia de fronteira... E sem necessidade de trocar dinheiro.
Aspecto elementar é a diferenciação entre os blocos existentes conforme suas características. Eles podem ser
Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).
União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.
Após