futebol
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Curso de Desporto 1º ano de Licenciatura
Práticas de Desportos 1
Docente: Carlos Sacadura
Discentes: Alexandre Duvigneau, Nº 5004411
Beja o punheteiro, N.º *******
Boavista alienado, N.º 5007948
Jorge Afonso, N.º ********
2013/2014
Resumo
O futebol é sem dúvida o desporto que mais movimenta massas, assumindo o papel de acto sociológico, é o desporto mais jogado no mundo, quer de forma profissional, quer de forma amadora e recreativa. È utilizado como ferramenta de inclusão social, e utilizado como promoção de actividade física, é utilizado para fins lucrativos, e para uma panóplia de outras situações.
O futebol tal como o conhecemos hoje em dia passou por uma evolução e uma institucionalização, neste trabalho abordaremos de forma superficial sua origem e em seguida trataremos de demonstrar essa organização institucional desde ao seu órgão máximo até ao mais pequeno clube recreativo de uma qualquer aldeia em Portugal.
Introdução
O trabalho que se segue versa sobre uma proposta feita da parte do professor Carlos Sacadura, sendo este um dos elementos de avaliação da Unidade Curricular Praticas de desportos 1 Futebol, cujo tema incide sobre a institucionalização do futebol.
O presente trabalho pretende demonstrar a organização mundial, nacional e local do desporto futebol. Não se pretende interpretar tácticas ou técnicas de futebol, apenas demonstrar através de organigrama a organização deste desporto, que indubitavelmente, é o mais praticado no mundo.
Origens do futebol
Existem várias versões sobre a origem do desporto rei, há manuscritos que no Japão, á 1000 anos AC, os guerreiros jogavam, utilizando as mãos e os pés, com as cabeças dos adversários mortos, derrotados nos combates. Os franceses apoiam a tese de que o jogo de futebol teve origem de um jogo “Joulle” que consistia empurrar uma bola de couro até uma