Analise de envolvente
Introdução
O trabalho consiste no estudo do meio envolvente das Organizações, para tal efeito, escolhemos uma empresa, chamada Holmes Place – Health Clubs, com o objectivo de estudar o meio ambiente desta organização, em particular.
Iremos fazer breve abordagem aos conceitos que abrange este tema, do meio Ambiente das Organizações.
Afinal, qual a importância do estudo do meio envolvente das Organizações?
Os gestores, independentemente dos tipos de organizações, devem saber como é que as forças ambientais podem afectar as suas actividades e decisões, de modo que, possam reagir a ameaças potenciais, reconhecimento de oportunidades e planeamento do futuro. Se os gestores ignorarem o ambiente, que os rodeia, podem correr o risco de falharem, no que diz respeito ao processo de alcançar os seus objectivos.
Esta análise, do meio ambiente, visa ajudar os gestores a alcançarem os seus objectivos organizacionais, porque este ambiente engloba todas as forças que podem influenciar a organização (ver figura n.º1).
Fonte: FREIRE, Adriano, Estratégia – sucesso em Portugal, pág.66
Figura 1 – Meio Ambiente das Organizações
Conceitos teóricos
O meio Envolvente Contextual inclui todas as forças que são externas à organização e que têm uma influência geral sobre as organizações a médio/longo prazo. As forças incluídas neste meio são:
Contexto Económico - Determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade, em que as suas principais variáveis são o PIB (Produto Interno Bruto), Taxa de Juro, Taxa de Inflação, Taxa de desemprego, Balança Comercial, Custos energéticos e Taxa de Poupança.
Contexto Sócio – Cultural: Reflecte os valores, costumes e tradições da Sociedade e as suas principais variáveis são o estilo de vida, valores sociais, a Taxa de Natalidade, Estrutura Etária, Taxa de Analfabetismo, distribuição geográfica, o nível educacional e composição étnica.
Contexto Político – Legal – Condiciona a distribuição de