Estrategia empresarial
OBJETIVOS
Esclarecer o tão importante que é o uso da estratégia dentro de uma organização. Identificar os pontos fortes para se elaborar uma estratégia competitiva.
JUSTIFICATIVA
Manter uma estratégia forte e flexível, manter-se no mercado numa posição favorável, atingir uma fatia do mercado ainda não explorado, aumentar lucros, seguir a visão e a missão, são conquistas que uma estratégia bem preparada e elaborada gera para uma organização.
INTRODUÇÃO
A essência do pensamento de Sun Tzu ( A Arte da Guerra) sobre estratégia pressupõe o conhecimento da pesquisa de mercado, a análise dos pontos fortes e fracos e das ameaças a serem enfrentadas. Transportando a sua reflexão para a "guerra empresarial", nos dias de hoje, podemos verificar que uma empresa que define a sua estratégia no autoconhecimento e na investigação permanente do ambiente competitivo é capaz de escolher uma estratégia em condições de superar os oponentes, através de um posicionamento diferenciado, que consiste em se aproveitar da própria força que pode anular ou derrotar o concorrente, desde que a visão contemple um olhar de fora para dentro. "Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.
DESENVOLVIMENTO
Podemos ver a Estratégia como fazendo a ligação entre a empresa e a sua envolvente. A análise da Estratégia de determinada empresa passa por determinar como esta se vai organizar e aplicar os seus recursos para atingir os seus objetivos, dentro da condicionante que é a sua envolvente externa.
A envolvente externa pode ser dividida em envolvente mediata e envolvente imediata. A envolvente mediata refere-se às tendências e