Estrategia empresarial
Introdução
Atualmente a Estratégia Empresarial é uma necessidade para todas as empresas, independente do seu tamanho. Passamos por um momento onde o mercado está cada vez mais competitivo e a única maneira de se sobreviver seria diferenciar-se dos concorrentes, ou seja, este modo de tentar se sobressair é uma Estratégia Empresarial.
Na ausência da estratégia não existiria regras para orientar novas oportunidades internas e externas das empresas.
Para vencer no mercado atual algumas empresas acabam alterando suas próprias características, tendo em vista um ajuste ao seu ambiente, agindo assim a empresa estaria dentro de um plano de Estratégia Empresarial.
Estratégia Empresarial A palavra estratégia vem do grego strategos, que significa a arte dos generais e analisando podemos concluir que Estratégia é um poderoso recurso a disposição da Empresa.
Na Administração atual a Estratégia é um conceito novo. Sua origem foi criada a partir de um livro escrito por Sun Tzu chamado Arte da Guerra. Ele aborda os ensinamentos sobre que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
O livro Arte da Guerra, com grande clareza mostra como tomar iniciativa e combater o inimigo, seja ele qual for. Sun Tzu escreveu o seguinte: “Se você conhece e ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates”.
Analisando logicamente os conceitos de Sun Tzu podemos obter meios de sair vitoriosos em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, como batalhas em salas de diretoria e na luta diária pela sobrevivência que a maioria das pessoas enfrenta diariamente.
As empresas estão utilizando a Estratégia como um instrumento para vencer no mercado.
Negocios não são guerras!
A ocasional declaração em contrário, destinada a destacar o calor da batalha na concorrência empresarial, é uma hipérbole jornalística tolerável. É impossível conceber atividades empresariais sem a criação de valor para