Estrategia empresarial
Conceito.
Em um contexto organizacional, a estratégia empresarial se faz necessária para melhorar a produtividade e resultados de uma empresa.
Cada empresa executa alguma estratégia com o objetivo de obter lucro, e é através delas que podemos distingui-las uma das outras.
Ela é uma faca de dois gumes, pois ela pode levar uma empresa tanto ao sucesso quanto ao teu fracasso.
Devido a uma competitividade cada vez mais crescente, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia corporativa (que é quando uma empresa age em resposta à estratégia de seus concorrentes, mostrando suas vantagens em relação aos seus concorrentes).
A estratégia de uma empresa é o conjunto das ações que definem os rumos possíveis a seguir no futuro, consoante as circunstancias com que ela se vai defrontar.
Portanto a estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo, sendo um conjunto dos objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir esses objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra a empresa.
Tipos de estratégias empresariais Estratégias competitivas genéricas
1- Estratégia competitiva de custo: A empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento etc. Seu foco é atrair o consumidor pelo preço do produto/serviço.
2- Estratégia competitiva de diferenciação: A empresa investe mais na imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc. Seu foco é atrair cliente pela diferenciação para o consumidor.
3- Estratégia competitiva de foco: Quando a empresa foca teu produto/serviço para um nicho muito específico de clientela.
A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos, suas