Resumo Uma Verdade Inconveniente II
Documentário: Uma Verdade Inconveniente
Direção: Davis Guggenheim
País de Origem: EUA
Ano: 2006
No documentário Uma Verdade Inconveniente, Al Gore (ex-vice-presidente dos Estados Unidos) nos alerta ao fato de que a atmosfera é a parte mais vulnerável do sistema ecológico da Terra, por ser tão fina. Seu interesse pelo aquecimento global se inicia quando seu professor, Roger Revelle, apresenta aos alunos de sua classe, medições feitas por ele por alguns anos, com as medições de dióxido de carbono na atmosfera, através desse estudo, foi percebido que as medições aumentavam ano após ano, de fato, a concentração de CO2 está a mais elevada de todos os tempos e curiosamente apresentavam oscilações no Hemisfério Norte no Verão: mais vegetação, logo mais plantas que absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o.
E aonde há mais dióxido de carbono, a temperatura se eleva, porque captura mais calor do Sol no seu interior, conseqüentemente a temperatura da Terra vem só aumentando, os 10 anos mais quentes ocorreram nos últimos 14 anos, sendo o mais quente em 2005.
Esse aumento na temperatura da Terra, o aquecimento global, também aumenta a temperatura dos oceanos, causando precipitações muito grandes, porém, de uma vez só. A evaporação dos oceanos faz subir a umidade, provocando tempestades mais fortes, furacões, tornados, tufões, desastres esses que matam pessoas e trazem muitos prejuízos financeiros. Um exemplo foi o Katrina, em Nova Orleans.
A emissão de gases que contribuem para o efeito estufa é outro fator revelado no documentário, são gases que ao serem eliminados destroem a camada de ozônio. Os recursos naturais estão sendo utilizado de forma incorreta, o que acarreta em doenças, poluição.
Nos últimos anos, a camada de ozônio tem diminuído por causa do efeito estufa. Se a essa camada continuar a diminuir à superfície terrestre, poderá chegar a