Tato E Paladar
O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.
Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
Em nosso corpo são encontradas várias estruturas responsáveis por detectarem vibrações, toques, mudanças de temperatura, etc. São eles:
Receptores de Paccini: responsáveis por captar vibrações e movimentos rápidos dos tecidos.
Discos de Merkel: possuem sensibilidade tátil e de pressão. Identificam toques contínuos de objetos contra a pele.
Terminações nervosas livres: estruturas sensíveis a estímulos mecânicos, térmicos e principalmente dolorosos.
Receptores de Meissner: essas estruturas identificam toques leves e vibrações.
Receptores de Krause: estruturas encontradas nas regiões limítrofes da pele como as membranas mucosas, ao redor dos lábios e dos genitais. São receptores térmicos do frio.
Os receptores de Ruffini são estruturas encontradas somente nas regiões da pele que possuem pelo. Com forma ramificada, são receptores térmicos de calor.
Paladar
O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É por meio do paladar que o homem percebe o sabor, e o gosto dos alimentos.
O órgão responsável pelo paladar é a língua. Na parte de cima da língua, existem pequenas elevações, chamadas de papilas linguais. Cada papila lingual é formada por um conjunto de microscópicas células sensoriais. As papilas linguais estão ligadas a terminações nervosas que captam os estímulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os transforma em sensações gustatórias. Outras regiões como o palato, a epiglote e a faringe apresentam alguma