Trab
R.A. - 102219
Curso de Gestão da Tecnologia da Informação
VIRTUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES
FATEC - BP
Bragança Paulista – SP
2011
Bruno Henrique Pacheco
R.A. - 102219
Curso de Gestão da Tecnologia da Informação
VIRTUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Pesquisa apresentada à disciplina de Laboratório de Hardware, do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da FATEC – Bragança Paulista, para a avaliação do Prof. Luciano Pelissoli, como exigência para obtenção de média parcial semestral.
FATEC - BP
Bragança Paulista – SP
2011
ÍNDICE
INTRODUÇÂO 4
CAPÍTULO I 4
Fundamentação Teórica 4 1.1. O que é virtualização 4
CAPÍTULO II 5
Tipos de virtualização 5 2.1. Virtualização Total 5 2.2. Para-virtualização 6
CAPÍTULO III 7
Estudos de Casos 7 3.1. Utilizando o Xen para criar uma máquina para-virtualizada num Linux. 7 3.2. Detalhes e requisitos do VirtualBox 14
CAPÍTULO IV 16
Aplicações 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar quais as diferenças entre vitualização total de computadores e para-virtualização, assim tendo como objetivo mostrar conceitos e softwares que o implementam e quais são as suas aplicações no mercado e fora dele.
CAPÍTULO I
Fundamentação Teórica
1.1. O que é virtualização.
Efetivamente, como o próprio nome sugere, a virtualização de computadores, tem como objetivo criar uma máquina virtual, que na verdade é um software, que emula tanto o hardware de uma máquina real (placas, hard disks entre outros), como o software (sistemas operacionais por exemplo: Linux, Windows, MacOs e até seus respectivos aplicativos e softwares).
Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo entre o que é real e o que é virtual. Seguindo essa