Resumo TGA
Resumo:
As origens da teoria comportamental da administração começaram com a rejeição as concepções ingênuas da teoria das Relações Humanas, críticas a teoria clássica, síntese da teoria organização formal com o enfoque das relações humanas e incorporação da sociologia burocrática e ampliação da teoria administrativa, criticando o modelo da máquina utilizado pela teoria da burocracia.
Simon
A Teoria Comportamental da Administração tem seu início com Herbert Alexander Simon e com o surgimento do livro “Comportamento Administrativo” (1947) que tem como ideias centrais a ênfase no comportamento humano, a busca da eficácia por meio da motivação, privilegia os aspectos intraorganizacionais e a visão do homem administrativo. A teoria fundamenta-se no comportamento individual das pessoas e no atendimento das necessidades complexas que orientam o comportamento humano.
Outro aspecto importante da Teoria Comportamental é o processo decisório. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
A ideia de um tomador de decisões, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informações que pode obter e se processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta buscando soluções satisfatórias e não soluções ótimas.
Nas organizações existem sempre conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais. Na medida em que as organizações pressionam para alcançar os seus objetivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais, e vice-versa.
LUGAR PRA METE O SIMON
Abraham Maslow – Hierarquia das Necessidades
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis. Essa hierarquia de necessidades