RESUMO TEXTO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Texto: Extensão universitária: qual o seu lugar no contexto da universidade?
Inicialmente, o texto se refere a uma pesquisa feita para um trabalho de mestrado em educação (IE/UFMT), que tem como objetivo central examinar a extensão como função social da universidade, sobretudo a partir da relação que estabelece com o ensino e a pesquisa. De imediato a autora do texto já se deparou com posicionamentos diferentes quanto ao entendimento desta função na faculdade.
Assim sendo, a autora decidiu orientar o estudo na reflexão da universidade.
Examinando a concepção de universidade foi possível perceber que sua definição ainda está por se construir, não possuindo assim um conceito único e universal.
A tomada de uma consciência para definição do conceito de universidade não está ainda difundida no ambiente universitário, não é algo de interesse em quem nelas trabalham como também não é de interesse para orienta-las em suas atividades.
É sobretudo a partir da época moderna que a universidade tem despertado discussões sobre sua responsabilidade social. Dessas discussões é possível perceber três lados de opinião: Os que defendem que não é possível desvincular a docência da pesquisa, os que defendem a faculdade em dois níveis, e os que propõem que a universidade se assume apenas como transmissora do conhecimento e que a produção científica se dê em redes extra universidades.
Logo depois da autora colocar em discussão o papel da universidade, e os posicionamentos divergentes, ela fala agora sobre a extensão universitária.
De início percebe-se a interação da extensão universitária sendo uma responsabilidade social, no qual essa responsabilidade social se define como uma política social, mostrada no texto na forma de dois espaços básicos: o social, ligado a questão de sobrevivência material, e o político, ligado a questão de participação.
De fato, a análise a respeito da responsabilidade social da universidade em geral apresenta a extensão como a "porta de