Resumo Teorias da ADM
DE GOVERNADOR VALADARES
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, COMPORTAMENTAL, ESTRUTURALISTA E NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
CARLOS MAGNO PEREIRA
GOVERNADOR VALADARES, 08 DE OUTUBRO 2014.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA
A abordagem neoclássica é a redenção da abordagem clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a teoria neoclássica representa a teoria clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas para sua aplicação às novas realidades que exigiam novas soluções e diferentes alternativas.
Para a teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração, que Fayol definiria no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada.
Dentro da linha proposta por Fayol, os autores neoclássicos adotam o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador.
Essas quatro funções básicas – planejar, organizar, dirigir e controlar – constituem o chamado processo administrativo. Suas principais características são:
- Ênfase na pratica da administração;
- Reafirmação relativa dos postulados clássicos;
- Ênfase nos princípios gerais de administração;
- Ênfase nos objetivos e nos resultados;
- Ecletismo da teoria Neoclássica.
É uma teoria essencialmente integradora, eclética e utilitarista. Suas origens remontam aos seguintes fatos:
- Fortalecimento do pragmatismo, como estilo de vida, e consequente preocupação com adoção de esquemas e princípios de atuação.
- Necessidade de atualização dos princípios gerais da velha teoria clássica, que careciam de idéias inovadoras para um mundo em transição.