Resumo Teoria Geral da ADM
Resumo
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor - Americano): A Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial), no final do século XIX, a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua realização. Esse cuidado analítico e detalhista permitiu a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas e cargos constituem a chamada “Organização Racional do Trabalho – ORT”.
Primeiro Período de Taylor: Lançamento de seu estudo experimental denominado 'Notas sobre as correias', mais tarde outro estudo denominado 'Um sistema de gratificação por peça'; publicação do livro 'Administração de Oficinas', onde se preocupava com as técnicas de racionalização do trabalho operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos; Foco na racionalização do trabalho.
Segundo Período do Taylor: Publicação do livro Princípios de Administração Científica (1911); a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas, pois apresentavam três problemas básicos: vadiagem dos operários; os gerentes não conheciam os fluxos de operações das atividades que eram desenvolvidas nem o tempo gasto necessário para sua execução; métodos e técnicas de trabalho não uniformes. Deu ênfase nos princípios básicos da Administração Científica (planejamento, preparo, controle e execução).
Fundamentos da Administração Científica: a) a Administração como ciência: aplicação dos métodos científicos, não basta o administrador conhecer as organizações de forma empírica;
b) objetivo principal dos sistemas de comunicação: assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e ao empregado; c) identidade de interesses de empregadores e empregados: deve haver uma identidade de interesses entre as partes, a prosperidade