resumo teoria adm ad01 2
432 palavras
2 páginas
As quatro funções que devem ser desempenhadas pelo administrador:Planejamento,organização,liderança e controle.
Planejamento: criar estratégias, ou coisas do gênero. Planejar em si, gerar métodos, projetos e procedimentos.
Na Iniciativa privada: Planejamento de uma unidade Fabril.
Na administração pública: PPA(plano plurianual), instituido pela constituição de 1988, estabelece diretrizes e metas para 4 anos, server para criar projetos de desenvolvimentos nacional, regional e municipal.
Organização: Determina recursos e atividades com objetivos de delegar aos empregados, por exemplo, para realização das tarefas.
Na administração pública ou privada- contratar indivíduos e incluir recursos financeiros de projeto criado no planejamento, por exemplo.
Liderança: Fazer com que seus subordinados façam o que você deseja, tendo em vista a qualidade e excelência da execução do serviço. Sem esquecer dos métodos motivacionais, comunicação e disciplina.
Controle: sem essa função, as outras três não atingirão a eficácia. Essa função controla as metas para que o desempenho esteja sendo como o planejado. Plota os meios para que possa medir o desempenho para chegar à meta.
Níveis de funções administrativas:
Estratégico, tático e operacional
Estratégico ou administrativo:Decide as tomadas de objetivos da organização, trabalha a longo prazo e através do ploc(planejamento,liderança,organização e controle). Geram resultados duradouros, tais efeitos mais demorados para haver modificações.
Tático ou intermediário: Programa as estratégias, planos e projetos a ser executado pelo público operacional. Tarefas realizadas a médio-prazo, e possui menos impacto no planejamento estratégico da empresa.
Operacional: Nível mais baixo da organização, executando tarefas interligadas ao controle e o planejamento é de curto prazo, funções específicamente técnicas.
Número de empregados por níveis
Quanto mais alto o nível, menos será a necessidade de administradores. O nível operacional