Sustentabilidade
Mossoró - Incentivar a adoção de práticas sustentáveis é um dos objetivos do Projeto Beleza e Bem-estar, que promoveu nesta segunda-feira (10) uma oficina, no Escritório Regional do Sebrae no Oeste, localizado em Mossoró. A proposta da capacitação foi fazer um diagnóstico dos salões e saber a necessidade de cada empreendedor. Esse projeto integra a carteira de ações do Sebraetec, um programa que ajuda as empresas a inovarem e crescerem, estimulando o empreendedorismo sustentável, assim como o incentivo a melhoria da gestão e também inovação.
O Sebrae no Rio Grande do Norte oportuniza aos empresários do setor métodos sustentáveis na hora de cuidar dos cabelos. O HairSize é um método para a redução do desperdício. Essa redução pode chegar a 30%. O método dispõe de ferramentas que definem e padronizam a partir dos tamanhos dos cabelos a quantidade de produto utilizado em cada serviço. Dentro dessa perspectiva, o empreendedor sairá sem desperdício, e o cliente não será prejudicado, pois a aplicação do produto será o necessário e a natureza será preservada com a diminuição de resíduos.
Outro método apresentado aos empreendedores visa à eficiência energética, que tem como principal objetivo a redução do consumo de energia do salão. Neste caso, soluções arquitetônicas voltadas para o uso eficiente de energia serão apresentadas pelo Sebrae-RN aos empreendedores, como a utilização de energias alternativas e técnicas para reduzir o consumo de energia pelos equipamentos.
O Projeto Saúde e Bem-estar além de pensar na sustentabilidade leva em consideração também o bem-estar do cliente. Será trabalhado layout para os salões, sendo feita a disposição de equipamentos de acordo com o espaço, visando à circulação de ar, temperatura e luminosidade.
Segundo Marília Aranha, gestora do Projeto Beleza e Bem-estar, o enfoque maior é na sustentabilidade. “As pessoas gostam de usufruir de locais que visam à preservação. O meio ambiente é essencial para a vida das pessoas