resumo teoria piaget
Estagio operatório: Piaget vê na fase Pré- operatório o que falta para a criança passar para o operatório, o conceito de operação é uma ação interiorizada reversível, ação interiorizada significa ação através da representação. No sensório motor a criança tem ação, no pré-operatório a criança tem ação interiorizada e no operatório ela tem ação interiorizada reversível, reversível significa pensar a ação e a anulação desta mesma ação, uma criança pré-operatório não consegue isso, pois não consegue ter uma noção logica de representações. Um aspecto importante da passagem do pré-operatório ao operatório é o sentimento de necessidade, exemplo: uma criança pode ate decorar que campinas até são Paulo dá 100 quilômetros, mas no pré-operatório esse conhecimento para ela é apenas provável ela não tem certeza, mas quando essa criança estiver na fase operatório aquilo será necessário para ela. Uma diferença do pensamento pré-operatório ao operatório será que no pré-operatório as coisas são prováveis e no operatório são necessárias.
Estagio operatório concreto e formal: Piaget disse a partir de sete a oito anos de idade a criança entra no estagio operatório, ela consegue organizar seu pensamento através da logica, este estagio operatório é dividido em dois, operatório concreto e o formal, os dois tem ação inteorizada reversível, mas diferencia, no operatório concreto a criança faz uso da capacidade operatória apenas em cima de objeto que ela possa manipular ou de situações que ela possa vivenciar, no operatório formal ela vai trabalhar com pura hipóteses, ela vai ser capaz de aplicar sua logica á objetos com textos que sejam puramente hipotéticos .
O operatório formal é o ultimo estagio daqueles identificado por Piaget no desenvolvimento da inteligência, portanto uma criança de doze a treze anos constrói esse pensamento de operatório formal, que é de um adulto.
Desenvolvimento moral da criança: Embora Piaget