Fisioterapia no Puerpério
O período gestacional é caracterizado como o período de profundas alterações na mulher, física e emocionalmente falando. Uma série de mudanças ocorre nesse período que dura em média nove meses.
A fisioterapia tem um papel muito importante na gestação, tanto no período pré- parto como no pós-parto, o fisioterapeuta ajuda a futura mamãe em orientações para melhorar as condições físicas dela durante o parto assim como nos primeiros meses após o nascimento, visando um maior conforto para a mãe e o bebê.
Dentre as orientações feitas pelo fisioterapeuta para a mãe no período pós- parto também conhecido como puerpério estão:
CUIDADOS COM A MÃE
Como já citado, uma séria de modificações se inicia e algumas orientações tornam a vida da mãe mais fácil. Logo após o parto, ocorrem alterações:
Musculoesqueléticas:
No pós o parto, os músculos abdominais ficam fracos, devido a diminuição do tônus, isso pode levar a uma diminuição de suporte a outras regiões da coluna. Outra estrutura diretamente afetada são os ligamentos, devido a grande influencia hormonal. Para isso, iniciam-se exercícios abdominais, levando em conta que a puépera deve estar numa posição estável, estando assim, fora de qualquer risco de maiores riscos para os músculos e ligamentos (evitar hiperalongamento dos mesmos).
* É importante que os exercícios abdominais sejam realizados com as mãos sobre o troco, evitando o aumento da diástase do reto do abdome.
Uma série de exercícios para melhorar o tônus muscular de uma forma geral podem ser realizados de maneira mais fácil para a mãe, no seu dia-a-dia e enquanto ela cuida do bebê, são exemplos:
Circulação:
No pós-parto, haverá um aumento do débito cardíaco, devido à flutuação no volume de contração, chega a aumentar em 50% e é esperado que volte ao normal em até três semanas após o nascimento do bebê. Outra alteração na