Fisioterapia para Redução da da Diástase dos Músculos Retos Abdominais
Redução da Diástase dos Músculos Retos Abdominais
RESUMO
O puerpério é um período de grandes modificações corporais e a e fisioterapia imediata é capaz de contribuir e preparar a mulher para as mudanças físicas proporcionando benefícios a ela e ao bebê, prevenindo e minimizando as complicações de dores lombares, pélvicas, disfunção do assoalho pélvico e a redução da diástase mais precocemente.
A Diástase do Músculo Reto Abdominal (DMRA) é definida como a separação ou afastamento dos feixes desses músculos ao longo da linha alba sendo importante identificar a incidência imediato, tendo à separação maior que 2 cm é considerada significativa e merece atenção do fisioterapeuta, a mensuração da DMRA é realizada com o auxílio do paquímetro realizando uma contração isométrica da musculatura abdominal, medindo na região supra‐umbilical, umbilical e infra‐umbilical.
A atuação da fisioterapia no pós‐parto imediato visa melhorar a tonicidade dos músculos abdominais e pélvicos, o exercícios de correção de DMRA devem iniciar aproximadamente 3 dias após o parto e é importante a continuidade dos exercícios iniciados nesse período.
Introdução
A Fisioterapia é de suma importância para o período puérpera chamado também de pós-parto; seu papel consiste na recuperação, prevenção e tratamento de alterações em todos os sistemas além das orientações gerais. A atuação fisioterapêutica durante esse período pode ser iniciada logo após o parto, respeitando apenas um período de repouso.
O pós-parto é o período com duração média de 6 a 8 semanas em que as modificações corporais, para que o corpo da mulher volte a ficar como antes da gravidez, esse processo podem durar meses, já que a atenção da mulher está voltada ao bebê.
Entretanto, a mãe necessita de cuidados, pois seu corpo teve grandes modificações durante a gestação, como a diástase do músculo reto abdominal que deve ser tratada puerpério imediato.
Diástase do músculo reto abdominal
A