Resumo de Metodologia de Desenvolvimento Profissional
Resumido por José Barbosa da Silva
Kuller, José Antônio; Rodrigo, Natália de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
1 FUNDAMENTOS
Toda metodologia de ensino-aprendizagem se fundamenta numa concepção educativa, ou seja, numa percepção de como o ser humano aprende; se de forma passiva ou ativa, ingênua ou crítica, autoritária ou democrática, por recepção ou por construção.
Nesse sentido, a metodologia de desenvolvimento de competências (MDC), voltada para a educação profissional e tecnológica, é o resultado da reunião e depuração de cinco grandes teorias que têm como característica comum o fato de privilegiarem a aprendizagem e, por conseguinte, o protagonismo e a atividade do aluno. São elas: a) escola nova, b) construtivismo, c) pedagogia crítica, d) psicologia da criatividade e e) pedagogia das competências. A colagem dessas teorias representa, por assim dizer, uma síntese de referência ou, dito de outra forma, os próprios fundamentos dessa construção metodológica.
Da escola nova (Lourenço Filho, 1950), a atividade e o interesse do estudante foram valorizados, e não os do professor. Outra contribuição escolanovista foi o trabalho como princípio educativo, que também está no cerne das atuais DCNs do Ensino Médio (2011) e DCNs da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio (2012). Tomar o trabalho como princípio educativo significa colocar a atividade do aluno como centro da proposta pedagógica e metodológica. Significa situar o aluno como protagonista. A atividade a ser realizada pelo aluno precisa, além de combinar teoria e prática, ser motivadora.
Do construtivismo (Beker, 1992), aproveitaram-se duas teses centrais: 1) O conhecimento é algo a ser construído pelo sujeito, e não apenas recebido passivamente por transmissão (do meio ou do professor) e/ou repetição. Todo conhecimento é uma construção pessoal e única, um saber da humanidade que deve ser