Protocolo de atividades físicas para gestantes
PROTOCOLO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES: ESTUDO DE CASO
Anderson Semensato Landi1
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini2
Patrícia de Oliveira Guimarães3
RESUMO: A gravidez é um período na vida da mulher de intensas alterações músculo-esqueléticas, físicas e emocionais e ainda assim uma condição de saúde. Distingui-se por vários ajustes fisiológicos e endócrinos direcionados à criação de um ambiente ideal para o feto. O sistema orgânico e emocional da gestante está envolvido nesse processo complexo.
Assim, durante todo período a gestante sofrerá transformações hormonais, musculares, circulatórias e respiratórias de grande importância, para que seu corpo naturalmente possa se ajustar, para formar, desenvolver e acomodar seu bebê.
Todavia, essas modificações em algumas mulheres trazem conseqüências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias, uma vez que essas mudanças afetam o funcionamento habitual dos sistemas digestório, circulatório, nervoso e respiratório bem como a biomecânica postural. A fisioterapia tem um papel fundamental nesse momento para ajudar a atenuar os sintomas e as alterações da biomecânica da gestante. Atualmente muitos obstetras acreditam, que quando uma mulher faz algum tipo de exercício durante a gravidez poderá estar menos propensa a ter dificuldades durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê, sendo assim, estimulam suas pacientes a serem fisicamente ativas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um protocolo de exercícios para gestantes, visando um trabalho preparatório para o parto e procurando desenvolver um bom condicionamento físico nas gestantes, assim como a aplicação desse protocolo para saber os reais benefícios das atividades físicas nas gestantes. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi realizado um recrutamento de pacientes grávidas para a aplicação desse protocolo e o mesmo foi desenvolvido no CESUMAR, Centro Universitário de Maringá. Após a