Símbolo da Ciência da Administração
O símbolo da Administração é um emblema que representa a profissão de administrador no Brasil, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão".
De acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), em seu Manual de Identidade Visual (Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965), foi promovido, em 1979, um concurso nacional para a escolha do símbolo que representasse a profissão de Administrador e que identificasse o Sistema CFA/CRA´s.
Foram recebidas 309 sugestões, vindas de quase todos os estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve, como primeiro resultado, a seleção quarenta trabalhos para serem escolhidos na segunda fase de julgamento.
No dia 9 de abril de 1980, em Brasília-DF, foram selecionados dez trabalhos para uma segunda fase de julgamento. A escolha final legitimou o símbolo que representa em todo o território brasileiro a profissão de Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado “Oficina de Criação”.
O Significado do Símbolo
O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação:
As flechas centrais (▼ e ▲) apontam para um ponto comum, ou seja, os objetivos da profissão: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum;
As laterais, (◄ e ►) representam as metas a serem atingidas;
O quadrado branco que se forma ao centro, apoiado no vértice, remete à dinamicidade da profissão;
O símbolo 3D possui três cores (azul, preto e branco);
O Símbolo 2D possui apenas uma cor (azul). O símbolo é concebido partindo-se de um quadrado inscrito num outro quadrado. O quadrado inscrito é vazado no centro. Os vértices verticais do quadrado maior são dobrados para encontrar o seu centro.
1. JUSTIFICATIVA:
O quadrado é o ponto para