Fisioterapia em ginecologia
CURSO DE FISIOTERAPIA
RUAN CARLOS MENEZES DA ROCHA
LARISSA MORGANA DE SOUZA RODRIGUES
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO PUERPÉRIO DE PARTO NORMAL: UM ESTUDO DE CASO
MACAPÁ-AP
2014
FACULDADE ESTÁCIO SEAMA
CURSO DE FISIOTERAPIA
RUAN CARLOS MENEZES DA ROCHA
LARISSA MORGANA DE SOUZA RODRIGUES
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO PUERPÉRIO DE PARTO NORMAL: UM ESTUDO DE CASO
MACAPÁ-AP
2014
1. INTRODUÇÃO
Com o término da gestação dá-se início ao processo de recuperação das alterações anatômicas que ocorrem durante a gravidez e o parto, chamado de puerpério, este período se prolonga até o retorno do organismo materno às condições pré-gestacionais (BARALDI, G. N., 2012).
No âmbito físico, ocorre diversas alterações no corpo da mulher no período do puerpério, dentre elas estão a hipotonia e distensão dos músculos do assoalho pélvico pela ação hormonal, sobrecarga do bebê e possíveis traumas durante o trabalho de parto; diástase abdominal, devido o crescimento uterino, favorecendo o estiramento da musculatura abdominal; ocorre também alterações hemodinâmicas e a presença de edema, especialmente em membros inferiores (FREITAS, F. et al, 2001).
Segundo ARTAL, et al. a prática de atividade física neste período possui efeitos benéficos em termos de prevenção dessas patologias provenientes das alterações corporais, além da manutenção da forma e figura física tão importante para mulher que deixa de se encontrar grávida Após o parto, na inexistência de complicações medicas ou patológicas, a mulher poderá retomar progressivamente a atividade física, de forma progressiva, sempre consoante a sua recuperação.
Nestes termos, formulou-se a seguinte questão problema que orienta e norteia o presente estudo: Quais são os principais benefícios da atividade física para a mulher que está no período do puerpério após o parto normal?
Acredita-se que a atividade física