resumo teoria comportamental
Introdução 2
Terapia Comportamental 3
Princípios Básicos 3
Histórico 4
Funcionamento 5
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Este trabalho tem por objetivo explicar de forma sucinta o que é a terapia comportamento, explicar um pouco mais de sua historia baseada na filosofia de ciência conhecida como Behaviorismo Radical e na ciência do comportamento, Análise Experimental do Comportamento e sobre o seu funcionamento principalmente no âmbito da aprendizagem, onde temos o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
Terapia Comportamental
A Terapia Comportamental é uma forma de intervenção aos problemas psicológicos que se destaca pela objetividade e pelos resultados mensuráveis. Possui um amplo conjunto de técnicas bem descritas e constantemente testadas em situações e problemas abordados pela psicologia aplicada. Pode ser entendida como um processo de aprendizagem, que tem por objetivo auxiliar o individuo na resolução de problemas e dificuldades da vida. Ela é um espaço para ampliar a auto-observação, trazendo à consciência uma parcela maior das atitudes e, principalmente, das razões que levem ao individuo ter determinada atitude em determinados momentos.
É baseada na filosofia de ciência conhecida como Behaviorismo Radical e na ciência do comportamento, Análise Experimental do Comportamento. A proposta do Behaviorismo Radical defende que o comportamento dos organismos é ordenado, passível de ser estudado cientificamente na mesma forma das ciências naturais. Esta proposta influencia e orienta o trabalho do terapeuta comportamental, que sempre busca descobrir, com seu cliente, os eventos no meio-ambiente que determinam os seus comportamentos-problema e o que os mantém. Ou seja, fundamenta-se na ideia de que, ao promovermos nosso autoconhecimento, é possível aumentar nossa capacidade para agirmos no mundo da maneira que queremos. Desta forma, é possível melhorar os pensamentos e sentimentos, em relação ao mundo e a nós mesmos.