Resumo Teoria Comportamental
Resumo de empreendedorismo 1
A Teoria Comportamental
A teoria comportamental da administração surge no final da década de 1940, a partir de críticas relacionadas a teoria clássica e a reformulação de conceitos da teoria das relações humanas. Seu maior incentivador foi Herbert Alexander Simon, que em 1947 pública o livro “O Comportamento Administrativo”, dando início a teoria das decisões. Para explicar o comportamento organizacional, a teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Surge então a necessidade de estudar a motivação humana. Abraham Maslow apresenta a teoria da motivação. Segundo esta teoria, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência. Esta hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. (Ver figura 2 pág.325/figura 3 pág.326 e figuras 4 e 5 pág. 327). Estas necessidades são: fisiológicas, segurança, sociais, de estima e de auto realização. Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores. Para ele existem 2 fatores que orientam o comportamento das pessoas. São estes os fatores:
Higiênicos, são administrados e decididos pela empresa e estão fora do controle das pessoas. São: salários, benefícios sociais, tipo de chefia e supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e o funcionário, regulamentos internos, etc.
Motivacionais, estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo. São: sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização. Herzberg também os chama de fatores satisfaciantes. (Ver quadro 1, página 328). A teoria comportamental ajudou a desenvolver uma variedade de estilos administrativos relacionados ao comportamento humano. Estes estilos administrativos,