Resumo teoria comportamental
Também conhecida como Teoria Behaviorista, trouxe nova concepção e novo enfoque para a teoria administrativa com a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. Continua dando ênfase às pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
Origens da Teoria Comportamental
1. Oposição obstinada e definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica, seguindo para a teoria Comportamental, tentando sintetizar a teoria da organização formal focada nas relações humanas.
2. Apesar de compartilhar alguns dos conceitos da Teoria das Relações Humanas, usando-os como inspiração, reformula-os e rejeita-lhes as concepções românticas e ingênuas.
3. Crítica à Teoria Clássica e seus autores por sua rigidez e mecanicismo.
4. Incorporou-se a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa.
5. Em 1947, surge o livro O Comportamento Administrativo de Herbert A. Simon, que marca o início da Teoria Comportamental e da Teoria das decisões.
6. No final da década de 1940 surge a Teoria Comportamental redefinida, reagrupando as abordagens das teorias anteriores, ampliando seus conceitos e diversificando sua natureza.
Novas Proposições sobre a Motivação Humana
Fundamentando-se no comportamento individual das pessoas, usando o estudo da motivação humana, a Teoria Comportamental explica o comportamento organizacional onde os autores entendem que para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas, compreendendo-lhes o comportamento e usando-lhes a motivação.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, obedecendo a uma hierarquia de importância e influencia. Representada por uma pirâmide, onde em sua base estão às necessidades mais baixas e no topo