Radioterapia
Radioterapia:
O que é?
Radioterapia é um tratamento utilizado para destruição de tumores e células cancerígenas, utilizando radiação ionizante que deposita sua energia sobre a célula modificando a estrutura da mesma para eliminação do causador da doença, interferindo a capacidade de multiplicarem e, consequentemente, o crescimento do tumor. Durante o tratamento as células normais localizadas na vizinhança das células malignas são também atingidas, mas, geralmente, conseguem recuperar e sobreviver. Pode ser usada em conjunto com a quimioterapia e outros recursos usados para tratamento de tumores.
Para que serve?
A radioterapia é utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer, como por exemplo, o câncer do pulmão, da mama, da próstata, dos testículos e do cérebro.
A radioterapia é muitas vezes realizada após a cirurgia, em associação ou não com a quimioterapia, para que se minimizem os riscos de uma recidiva ou disseminação do tumor, mas também tem indicação antes da cirurgia, sendo que neste caso, a sua função é tentar reduzir a massa tumoral, permitindo assim uma mais fácil e mais segura cirurgia. Para, além disto, a radioterapia, ao permitir aliviar certos sintomas, tem utilidade como terapia paliativa, isto é, permite melhorar a qualidade de vida nos pacientes em que a situação já não é controlável.
Hoje em dia, existem novas técnicas envolvendo a radioterapia, como é o caso da radioterapia intra-operatória, na qual, como o próprio nome indica o tumor ou o seu leito é irradiado durante a cirurgia, ou a radioimunoterapia, na qual se associa a radioterapia à imunoterapia, o que se faz conjugando as substâncias radiaotivas com anticorpos produzidos pelo sistema imunitário do organismo. Estes anticorpos são específicos para as células malignas, pelo que o material radioaotivo é levado diretamente a estas células, diminuindo assim os efeitos da radiação sobre os tecidos normais.
O que é utilizado no tratamento?
A dois tipos de