Resumo Tecnologias da Informação
Educação e Tecnologia: Mediação Tecnológica
Tópico: Mediação Tecnológica
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de Educação e Tecnologia, do NF6 do Curso de Pedagogia, sob a orientação da prof. Regina.
Belo Horizonte
Faculdade de Educação/CBH/UEMG
2014
Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico
Existe um mito na educação que exalta o uso das tecnologias da informação como solução para a diversidades de problemas existente desde a administração escolar até os processos de ensino aprendizagem.
Na década de 1970 os aparelhos tecnológicos eram neutros no campo educacional. Nos meados da década de 1980 começa a surgir as primeiras defesas do uso da tecnologia na sala de aula e na organização do processo de trabalho pedagógico. A hipótese da tecnologia educacional revisitada.
O texto apresenta duas concepções para o uso das TIC na educação Uma delas seria para auxiliar as relações de ensino e aprendizagem, colocando as como facilitadoras, fundamentais devido as exigências do mercado de trabalho que procura um novo perfil de trabalhador como habilidades básicas de informáticas.
No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
A outra concepção aborda as tecnólogas, como um fator a ser observado e não ser tratado com um solucionador de problema. Poucos críticos são levantados sobre a