Resumo sobre Globalização
O tempo não é mundial, mas é global, cada lugar tem o seu tempo, e não existe um lugar mundial também, mas todos os lugares podem se globalizar.
“Vivemos a era da globalização”, já ouvimos muito essa frase, e nos leva a levantar muitas perguntas, como:” O que essa globalização pode nos causar?”.
O conceitp “globalização” explica a realidade que começou em 1980, que o planeta está interligado em qualquer sentido, sem fronteiras.
Quando se pensa em “globalização” logo se pensa na internet, que quebra barreiras como a distancia. O progresso nas áreas de comunicação e transporte são a base da globalização, mesmo essas áreas não sendo as únicas atingidas pela mundialização.
O uso do termo globalização, vem da quebra de barreiras econômicas, políticas e culturais entre vários lugares, principalmente a interconexão econômica, não deixando de haver também na política e cultural.
Mas além disso, os problemas também se tornam globais, sendo também resolvidos globalmente. Como o aquecimento global, que afeta o planeta inteiro, portanto devem-se tomar medidas em conjunto.
Falaremos sobre a globalização em seu aspecto geral, histórico e sua ligação aos direitos humanos. O que é Globalização
Há mais de 10 anos, que surgiu a expressão “globalização” em nossas mídias, que ofuscou tudo que existe ao redor. O termo foi muito bem aceito, tornando-se explicação para os fenômenos políticos e econômicos, sempre aparecendo em discursos de políticos, jornalistas,empresários e analistas. Parece que com isso, um grande segredo havia sido revelado.
É necessário esclarecer um pouco essa discussão, a globalização tem 50 anos, não apeas 10, somente foi descoberta há 10, temos tal divisão política no mundo de hoje devido a isso.
Procurando explicar um pouco desse fenômeno, Fernand Braudel, criou a expressão economia-mundo, ela dizia que a globalização econômica não é mundial, e sim entre pólos econômicos onde havia forte atividade econômica.Fenícia, China e