RESUMO SOBRE DIREITO ECONOMICO
1. A posição do Estado foi essencial na Fase pré-capitalista, já para idéias da Escola Fisiocrata assume um papel bem diferente. Para o otimista clássico: Adam Smith, ele desenvolve funções específicas. E atualmente? Comparando com as fases anteriores qual o papel do Estado na manutenção do equilíbrio de mercado?
2. A partir da divisão do Pensamento da Economia Política Clássica surgem duas correntes de pensamento, as quais não negam os princípios da determinação do valor das mercadorias no mercado, mas passam a enfatizar aspectos dos bens e serviços, que nos levam a perceber ou não as relações de trabalho da produção. Destaque as duas teorias desenvolvidas por cada corrente de pensamento, evidenciando a que predomina atualmente da determinação do preço de mercado.
3. O Equilíbrio Geral de Mercado, estudado pelos economistas políticos clássicos Say e Mill, ainda preocupa os economistas atualmente. Aplicando os princípios econômicos no comportamento dos agentes individuais: empresas, consumidores e Estado, podemos destacar:
a) os determinantes das quantidades que os consumidores estão dispostos a comprar a um preço específico.
b) Os aspectos que influenciam a dinâmica do agente produtor e distribuidor da economia de mercado.
c) Como o Estado pode intervir para conciliar interesses antagônicos das empresas e dos consumidores.
d) Ilustração gráfica da harmonia de interesses subjetivos e individuais.
4. No estudo de um parâmetro universal de medida para os preços das mercadorias, David Ricardo desenvolve o princípio relativo, reproduz o valor absoluto de Adam Smith! Mais considera a escassez, abundância e a improdutividade das mercadorias, ou seja, as condições de mercado, também, influenciam na determinação dos preços. Como podemos justificar o poder dos monopólios naturais, do mercado oligopolizado (classificado em trusts e cartéis) e da concorrência monopolista (através das mercas e publicidade), na