resumo sobre deveres e direitos do administrador
No mundo em que vivemos estamos constantemente expostos a organizações e pessoas que ajudam a gerir tudo a nossa volta, desde a organização familiar até grandes corporações. O profissional que trabalha no ramo da administração deve ter uma serie de qualidades que o torne hábil para exercer suas funções.
Segundo Kartz, o empenho e a forma de lidar com as pessoas está mais relacionada com o sucesso que os traços de personalidade do administrador. Sendo essas as qualidades:
Habilidades técnicas: Envolve o uso de conhecimento especializado, ou seja o conhecimento relacionado com processos materiais e técnicas e execução. É o caso das habilidades em contabilidade, programação de computador, engenharias, etc.
Habilidades humanas: Estão relacionadas com o trabalho com pessoas, relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de motivar, comunicar, coordenar, liderar e resolver conflitos dentro de uma equipe.
Habilidades conceituais: Envolve a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo. Representa as capacidades cognitivas mais sofisticadas, permitindo o planejamento do futuro, raciocínio, formulação de alternativas, solução de problemas e percepção de oportunidades.
O desenvolvimento das habilidades conceituais é importante pois a medida que o administrador faz carreira é necessário manter sua empregabilidade, ou seja, sua capacidade de conquistar e manter um emprego.
Todas as habilidades são uteis ao administrador, mas na medida que se eleva nos níveis da organização, diminui-se a necessidade das habilidades técnicas e aumenta as habilidades conceituais. Entretanto, essas três habilidades exigem certas competências (qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e desenvolver assuntos ou problemas), que constituem o maior patrimônio do administrador.
As competências duráveis são aquelas que, mesmo em momentos de rápidas