Qualidade 5
5
Ferramentas para a qualidade
O
conceito moderno de qualidade, significa que a empresa só conseguirá alcançá-la, se procurar em termos de sistema no qual todos os envolvidos no processo, desde o porteiro até o presidente, passando pelo fornecedor, são responsáveis por atingir os padrões de qualidade exigidos pelo mercado cada vez mais exigente e globalizado.
E o que isso significa para o funcionário? Em nível operacional, isso quer dizer que boa parte da responsabilidade pelo sucesso da implantação de qualquer programa de qualidade em uma empresa passa pela produção, pelo pessoal que põe a mão na massa. E nesse esquema, os operários são convidados a participar de grupos que estudam e discutem temas e problemas relacionados ao ambiente de trabalho.
Para poder perceber os problemas, suas causas, e propor soluções, a gente precisa saber como agir. É preciso ter ferramentas que ajudem nessa tarefa, porque, na maioria das vezes, as pessoas sentem que há algo errado, vêem que as coisas não estão funcionando bem, mas não se sentem seguras para propor soluções, por não saber o que está errado.
Assim, uma maneira de ajudar as pessoas a perceberem e analisarem problemas operacionais é mostrando as várias ferramentas que existem e podem ser usadas em cada caso.
É isso que faremos nesta aula: dar a você uma noção rápida do que se pode fazer para obter dados que ajudem a analisar qualquer problema que surja na produção. Não esperamos que você saia por aí aplicando essas ferramentas. Mas, quando elas forem usadas na empresa, você terá idéia do que se está falando, certo?
Nossa aula
As sete ferramentas
Neste módulo, já dissemos várias vezes que, para uma empresa sobreviver no mercado, tem de fornecer produtos e serviços com qualidade. Dissemos também que uma das formas de atingir a meta é adequando os processos administrativos e de produção a um sistema de normas chamado ISO série 9000.
Esperamos tê-lo convencido de que isso não é trabalho e nem