Resumo sobre atividades na natureza
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA(BAC / LIC) Síntese:
ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLETINDO SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADESRaimundo ângelo
SALVADOR/BA2013
FACULDADE SOCIAL DA BAHIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA(BAC / LIC)
Síntese do artigo ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLETINDO SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES. Apresentado ao Prof. Madson George Nery, como requisito para avaliação Processual 2ª unidade da disciplina Prática Interdisciplinar IV, do curso de Educação Física, elaborada por Raimundo Ângelo.
SALVADOR/BA2013
INTRODUÇÃO
A minha maior motivação para escrever este artigo foi o fato de me sentir muito à vontade, desde o início, para organizar algumas idéias sobre o lazer, a educação ambiental e as atividades na natureza, as quais têm me acompanhado já há algum tempo, ao longo de minha vida, tanto acadêmica quanto pessoal.
No meu entender, a educação ambiental e o lazer parecem sofrer, de certa forma, os mesmos “preconceitos”.
Para situar o espaço/tempo desta discussão, reporto-me, primeiramente, a algumas questões que delineiam o lazer.
Vivemos, hoje, um tempo de intensidades, um tempo cronometrado, medido, comprado, estimado, manipulado, calculado. Vivemos um tempo compulsivo não só no trabalho, mas, por inúmeras vezes, acabamos reproduzindo a mesma compulsividade nos momentos de lazer - quando eles existem, é claro!
O mundo atual é vivido sob o signo da velocidade, da aceleração, como já apontado por vários autores (VIRILIO, 1998; SEVCENKO, 2001 e SANTOS, 2001). O império da técnica, a competitividade, a instantaneidade na transmissão e recepção de imagens, sons e palavras contribuem para que o fascínio pelo termo veloz se torne cada vez mais intenso. Santos (2001, p.40-41), com toda propriedade, afirma: “ser atual e eficaz, diante da ordem vigente, potencializa a velocidade como uma necessidade e a pressa como uma virtude”.
Contudo, nem todos têm acesso a essa