felinos
A maioria dos gatos acometidos tem mais de 2 anos de idade, sendo comumente obesos, vivem dentro de casa, e provavelmente tenham sofrido algum evento estressante recente. Gerando uma anorexia completa durando de dias a semanas. Quando um estado patológico adicional é encontrado como a causa da anorexia, a lipidose hepática é definida como "secundária" . O termo lipidose hepática "primária" ou idiopática é usado quando um estado patológico não pode ser identificado, este é o caso de cerca de 50% dos gatos diagnosticados com o distúrbio.
A perda de apetite, que causa a lipidose hepática secundária pode ocorrer por várias razões. As mais comuns são estados patológicos predisponentes, como diabetes melito, pancreatite (inflamação do pâncreas), câncer, doença cardíaca, doença neurológica, peritonite infecciosa (PIF), doença renal crônica e outras doenças do fígado.
Causas de anorexias comportamentais ou relacionadas ao estresse também são comuns: férias dos proprietários, mudança de algum membro da família, novas pessoas ou animais na casa, viagem e mudança na dieta. Infelizmente uma