Felinos
Especialidade de Felinos
- Estudo da Natureza 024
Os gatos domésticos podem ser atendidos pelos nomes científicos Felis silvestris catus ou, simplesmente, Felis catus. O processo de domesticação desses animais é pouco elucidado, sendo que há linhas de pesquisa que apontam que tais indivíduos podem ter passado por um processo de “autodomesticação”, ou seja: tendo pouca ou mesmo nenhuma participação da nossa espécie, diretamente falando. Acredita-se que tal fato está relacionado ao plantio intensivo de cereais, há cerca de 10.000 anos, que propiciou a atração de roedores, com a consequente atração dos gatos para tais locais. Registros egípcios, que remontam a mais de 2.300 a.C. já apresentavam referências ao convívio humano com esses felídeos.
Quem escreveu!
Khelven Kay de A. Lemos
Graduando do Curso de Zootecnia—UFRN
Rio Grande do Norte
Acesse: www.desbravar.com.br Os gatos pertencem a ordem carnívora, na qual os animais tem dentes cortantes e salientes, e consomem carne. Outras características comuns a todos os carnívoros é que possuem o corpo peludo e com garras nas patas. Os gatos são muito silenciosos. Esta é uma herança de seus antepassados que fazem deles caçadores ainda melhores. Isto porque suas patas têm uma densa pelagem, abafando os ruídos que elas produzem contra o chão.
Possuem o hábito higiênico de se lamberem,
01
1
NHAS
PATAS E U
BIGODES
Se você apertar as patas de um gato, verá que suas unhas são retráteis. Essas unhas são afiadas e importantes para que o animal possa se “fixar” melhor em algumas superfícies. Essa mesma estrutura também são encontradas nas patas por exemplo de um leão, neste caso são as garras.
DENTES
Os dentes dos felinos são pontiagudos e estão prontos para dilacerar a carne de suas presas. Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
Nunca