liderança
1ºPasso: Conceito
2ºPasso: Paradigma
3ºPasso: Modelo
4ºPasso: Verbo
5ºPasso: Ambiente
6ºPasso: Escolha
7ºPasso: Recompensa
CONCEITO
“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é”
Margaret Thatcher
Líder Espiritualizado
É ético, ajudar os colegas, servir em vez de ser servido.
E, poder crer, não ter vergonha de dizer que depende da equipe para crescer.
É bom deixar claro, portanto, que no universo corporativo esses conceitos não confundem. A religiosidade pode até ser um caminho para a espiritualidade. Mas, não obrigatoriamente. Aliás, obrigação é algo que não combina com espiritualidade. Nessa área, não existem fórmulas e empresas. Muitas menos regras a serem obedecidas cegamente.
O que é Espiritualidade? Significa a capacidade de pensar, sentir e AGIR com base na crença de que existe algo maior do que os aspectos matérias; Represente a busca de significados para o papel do ser humano na empresa, na família, na sociedade (e o conseqüente equilíbrio dessas varias dimensões); Tem elementos comuns a todas as religiões, como amor, esperança, liberdade, igualdade etc.
O que é Religiosidade? Representa várias correntes (religiões) que conduzem a espiritualidade; Baseia-se na forma como os fundadores da cada religião viam o mundo que envolve rituais e costumes.
A Teoria da Liderança Servidora Foi Formalizada Na Década de 70. Por Que Só Agora Ganhou Força Nas Empresas?
Depois da Segunda Guerra Mundial, os EUA não tinham concorrentes no mercado internacional, porque grande parte do mundo civilizado estava em ruínas. Então, as empresas podiam contar com seus funcionários apenas do pescoço para baixo. Henry Ford costuma dizer: “Por que tenho de ter pessoas inteira se preciso apenas de um par de mãos? Não preciso que ela pense”. Nós pagamos em preço por isso. Anos depois da guerra, alguns dos paises que tinham sido destruídos, como o Japão, começaram a