RESUMO REVOLU O URBANA E REVOLU O INDUSTRIAL
RA:8693295898
E-mail:thmattos93@gmail.com
Data:20/08/2014
Curso: Administração
Série:2ª
Da revolução urbana á revolução industrial
A revolução urbana se deu quando a Europa deixou a pré-história para iniciar revolução agrícola. Surgiram neste período as primeiras organizações formais, as quais se denominavam cidades-estados, estas por sua vez demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizaram e evoluiriam no decorrer dos séculos.
O povo sumério contribuiu bastante para as práticas administrativas, o surgimento das cidades-estados, estrutura de colaboração e coordenação entre cidades-estados, formação de uma classe de dirigentes, planejamento de longo prazo, formação de uma classe de funcionários públicos, administração de grandes projetos, invenção de contabilidade primitiva, exércitos especializados e a legislação foram às ferramentas desenvolvidas nos primórdios da administração e que são usadas ainda nos dias atuais.
Os egípcios muito colaborarão para o desenvolvimento das praticas administrativas, tendo as pirâmides como o mais conhecido testemunho de suas aptidões técnicas, assim como os assírios que tiveram o primeiro exército de longo alcance, que serviu de modelo para exércitos posteriores e código do rei babilônico Hamurábi que seu principio era “olho por olho” e o “consumidor que se cuide”, sendo estes sem dúvidas o mais famoso conjunto de leis da história mundial.
A respeito de estratégia militar, foi escrito por um autor chinês Sun Tzu, A arte da guerra, livro que recomenda evitar conflitos, intimidação psicológica sobre o inimigo e usar o tempo, em vez da força. Este livro serve de manual de princípios fundamentais permanentes sobre planejamento, comando e doutrina. Além de Sun Tzu, a colaboração chinesa para administração passa por Confúncio que acreditava na meritocracia, segundo este autor a excelência moral e a capacidade são o que realmente habilitam as pessoas a serem líderes