Revolução Industrial
Campus: Campina grande
Turma: 2º ano “A” Curso: Manutenção Turno: Tarde
Disciplina: História
Trabalho sobre:
Revolução Industrial
15/03/2014
Introdução
A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra, aproximadamente na metade do século XVIII, com a mecanização no sistema de produção (que até então eram artesanais). Foi um período de grandes invenções, que trouxeram modificações significativas não só na economia, como também em toda a sociedade. Pode-se dizer que a Revolução Industrial marcou o inicio de uma sociedade capitalista, onde o principal objetivo era a busca por maiores lucros, menores custos, e produção acelerada.
Aspectos gerais da Revolução industrial
Antes da Revolução
Com a Revolução Industrial, a qualidade das relações de trabalho no ambiente manufatureiro se transformou sensivelmente. Antes, os artesãos se agrupavam no ambiente da corporação de ofício para produzir os produtos manufaturados. Todos os artesãos dominavam integralmente as etapas do processo de produção de um determinado produto. Dessa forma, o trabalhador era ciente do valor, do tempo gasto e da habilidade requerida na fabricação de certo produto. Ou seja, ele sabia qual o valor do bem por ele produzido.
O surgimento das fábricas
As inovações tecnológicas oferecidas, principalmente a partir do século XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformações da matéria-prima. Novas máquinas automatizadas, geralmente movidas pela tecnologia do motor a vapor, foram responsáveis por esse tipo de melhoria. No entanto, além de acelerar processos e reduzir custos, as máquinas também transformaram as relações de trabalho no meio fabril. Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra, assim só tinham responsabilidade e domínio sob uma única parte do processo industrial. Dessa maneira, o trabalhador não tinha mais ciência do valor da riqueza por ele