resumo referencial 3 de matemática
As crianças, desde o nascimento, estão integradas em um universo matemáticos . As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, quantidades,e noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios, temos como exemplo os fatos do cotidiano, onde elas repartem as balas entre os colegas, mostram com os dedos a idade, manipulam o dinheiro e operaram com ele etc. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma as crianças poderão tomar suas decisões por si próprias e não apenas reproduzir instruções. O trabalho Matemático pode contribuir para a formação de pessoas autônomas, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
Nessa perspectiva, a educação infantil tem como trabalho de ajudarem as crianças a se organizar melhor com as suas idéias. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, às necessidades das crianças de construírem conhecimentos; por outro,é uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que pede diferentes conhecimentos e habilidades.
RESUMO.
A atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, tem seguido diversas orientações, e algumas vezes no cotidiano das instituições há contradições.
Existe uma idéia de que as crianças aprendem, por repetição e memorização, sguindo de um conteúdo que vai do mais fácil para o mais difícil. Por exemplo, ensina-se o 1, depois o 2 e assim sucessivamente. São propostos alguns exercícios de escrita dos números que funcionam da seguinte forma: passar o lápis sobre numerais pontilhados, colagem de bolinhas de papel sobre numerais, cópias