Historia
A palavra Pantocrator é de origem grega e significa “Todo Poderoso”, “Onipotente” ou “o Rei de
Todos”. Ela também possui variante com acento gráfico no segundo “a”: pantocrátor. Provém de pan
(tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo, poder).
O Cristo Pantocrator, acima representado, trata-se de um gigantesco mosaico do período bizantino, que se encontra localizado na abside principal, acima do altar-mor da Basílica Ortodoxa de Monreale, na Sicília, Itália, podendo ser assim analisado:
Cristo traz os braços abertos, num largo gesto, que segue a forma da abside, como se recebesse o observador. A auréola ortodoxa com uma cruz no meio, simbolizando a Paixão de Cristo, demonstra a sua grandiosidade como rei espiritual e juiz supremo do Céu e da Terra
A arte bizantina observava com rigor a simetria e a hierarquia. Logo abaixo da imagem de Cristo
Pantocrator está a Virgem Maria com o Menino Jesus, e à sua direita encontra-se o Arcanjo Gabriel e à esquerda o Arcanjo Miguel. Ao lado de cada arcanjo estão seis apóstolos. Abaixo, estão quatorze santos, sendo sete de cada lado da janela.
As imagens do Cristo Pantocrator sempre trazem esta expressão séria e meio triste. Embora abra os braços para os fiéis, seus olhos não estão direcionados a eles e sim voltados para cima, ou seja, direcionados ao reino espiritual.
Cristo traz na mão esquerda o Evangelho, aberto em João 8:12: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas.” A luminosidade dos mosaicos de ouro ao redor de Cristo reafirma o fato de que Ele é a luz do mundo.