5s
Pode-se dizer que a implantação do programa 5S é fundamental quando se deseja alcançar a qualidade total, no que diz respeito à confiabilidade, visibilidade dos problemas, redução dos desperdícios, controle e aprimoramento da qualidade, condição moral dos funcionários.
Com isso, é necessário comprometer-se visando organizar os métodos de trabalho para obter melhores resultados em tudo o que a empresa faz, numa busca ainda maior pela diferenciação. Além disso, o programa 5S tem como objetivo descomplicar as rotinas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários e freqüentadores do empreendimento, identificando todos os corredores, gôndolas e áreas afins, deixando no estabelecimento somente os materiais que são necessários para as operações ou que são comercializados.
Assim como todo programa de qualidade, o Programa 5S precisa estar sustentado por um sistema formal de garantia da qualidade, e de normas claras para que os funcionários saibam qual é a sua responsabilidade e o que deve ser feito por eles, pois cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um “pré-requisito” para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o processo, fica mais fácil dar continuidade à implantação do método. Conseqüentemente haverá consolidação do Sistema da Qualidade e melhoria do desempenho geral no setor. Desta forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se estudar sobre o programa 5S, demonstrando a aplicação de cada um dos S’s e também as melhorias proporcionadas por este programa.
2. Finalidade da gestão 5S
O 5S é um processo de organização e manutenção dos postos de trabalho, designadamente em contexto industrial. Traduz um procedimento de melhoria contínua a ser realizado de forma gradual e sistemática pelos próprios intervenientes nos postos de trabalho. É um método estruturado para implementar tácticas de organização e normalização na área de trabalho que conduzam a uma otimização do desempenho pelos trabalhadores.
Um espaço de