Dimensionamento de bombas para explotaçao de água
O dimensionamento de equipamentos para explotação de água é realizado após definidos os parâmetros do poço a ser utilizado, como a sua vazão de produção ou a vazão que se pretende utilizar, o seu nível estático, e nível dinâmico para a vazão pretendida. Outro fator necessário é a execução de um pequeno projeto de instalação onde devem ser determinados os dados referentes a distância do poço ao reservatório, o desnível (altura manométrica), os diâmetros de sucção e recalque, os comprimentos dos trechos de tubulação e a definição das conexões necessárias (luvas, curvas, registros, etc.). Essas informações permitem o cálculo da altura manométrica total, que, conjuntamente com o valor da vazão de projeto, irá determinar o modelo da bomba a ser utilizada, através de consulta ao "catálogo do fabricante", que informa também, a curva de rendimento da bomba e a potência do motor exigida para o caso específico.
Escolha o sistema de seu interesse (centrífufa, injetora ou submersa) e calcule a altura manométrica total do seu projeto. Com esse dado e com a vazão pretendida, é possível encontrar nos diversos fabricantes o modelo ideal para o seu caso específico. Deve ser lembrado que as bombas do tipo centrífuga apresentam limitações extremas com relação a profundidade de sucção.Consulte as tabelas de perda de carga no final da página.
Bombas centrífugas
Bombas injetoras
Bombas submersas
Bombas Centrífugas
Para cálculo da altura manométrica total em um sistema utilizando bomba centrífuga, devem ser considerados os seguintes ítens:
Desnível de sucção,
Desnível de recalque,
Perda por atrito nas tubulações de sucção e recalque (tabelado),
Perda por atrito nas conexões (tabelado) e
Vazão desejada.
O modelo esquemático abaixo mostra um projeto típico utilizando bomba centrífuga e os parâmetros a serem considerados para o cálculo da altura manométrica total. O número e tipo de conexões é variável, na prática, para cada situação