O que é 5S
Aroldo – nº 1
Arthur – nº 2
Lucas – nº 25
Mateus – nº 29
Renato – nº 31
Professor Zanardo
INTRODUÇÃO
Uma das maiores dificuldades que as empresas encontram para a implantação efetiva da gestão da qualidade total é a mudança de cultura em todos os níveis hierárquicos, ponto fundamental para a busca da excelência dos seus processos.
Através de cinco atividades básicas e de simples aplicação, denominadas 5S, tornam-se possíveis mudanças de comportamento e de atitudes das pessoas, possibilitando o desenvolvimento de um ambiente propício à obtenção da qualidade total.
O QUE É 5S?
O 5S representa os cinco esses (5S’s) iniciais das palavras em japonês que são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
É uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, ficou conhecida também como Housekeeping.
O 5S não é uma atividade complicada, depende unicamente da decisão de cada um de querer praticá-lo.
1º S - SEIRI – UTILIZAÇÃO (ou Descarte)
Utilizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando um destino para aquelas coisas que deixaram de ser úteis para aquele ambiente. É manter somente os objetos e dados estritamente necessários no local de trabalho, a partir de critérios estabelecidos.
Benefícios
Liberação de espaços para diversos fins.
Reaproveitamento de recursos.
Realocação de excesso de pessoal.
Combate à burocracia.
Diminuição de custos.
Como fazer
Dar um fim aos materiais desnecessários
Não deixar e não acumular materiais que não serão utilizados.
Comprar somente materiais para serem utilizados imediatamente.
Persistir na educação a longo prazo.
Observações Importantes
Aplicar o princípio um é o melhor: Uma ferramenta; uma cópia; um dia definido para as providências; uma hora de reunião, etc.
2º S – (SEITON) – ORDEM E ARRUMAÇÃO