Revolução Russa
Antecedentes
A Revolução Russa foi uma revolução que ocorreu na Rússia,em 1917,e culminou com a instalação de um novo sistema político naqueles pais: o socialismo.
O socialismo implantado na Rússia teve como modelo o socialismo cientifico de Karl Mark. Segundo suas teorias, no estado socialista seriam abolidas a propriedade privada.
Marx via o estado como um instrumento da burguesia para dominar os trabalhadores. Assim como o socialismo eliminaria as classes sociais, o estado se tornaria desnecessário.
A partir de então, seria iniciada a construção do comunismo, momento em que todos os seres humanos seriam livres e iguais.
Marx acreditava que seus princípios seriam aplicados em países de alto grau de industrialização Ironicamente, a Rússia era um pai predominantemente agrícola.
A sociedade russa
Antes de 1917, a Rússia era governada por um czar, imperador que detinha poder absoluto. A grande maioria da população estava ligada direta ou indiretamente a terra.
Apesar de ser um pai agrícola, as condições de vida das camponesas eras péssimas, a maioria vivia em casebres, em condições sociais e econômicas miseráveis.
A maior parte da pequena indústria existente na Rússia se encontrava nas mãos dos estrangeiros. As condições de vida dos operários não eram melhor que a dos camponeses.
Com relação às outras classes, quanto mais elevado seu nível na pirâmide social, mais privilégios desfrutavam.
A sociedade russa apresentava, portanto, a forma de uma pirâmide. Na base havia os camponeses e operários, seguidos pelos burgueses, militares, clero, governante e no topo, a família imperial.
Causas
A situação da Rússia se agravou após a guerra russo-japonesa, de 1904 a 1905. A derrota diante dos japoneses mostrou a deficiência do estado russo e afundou os pais em uma grande crise econômica.
A crise aumentou o descontentamento de diversos grupos sociais contra o czar. Começaram a surgir greves e protestos, que eram duramente reprimidos