Aços para moldes e matrizes
Possui excelentes propriedades mecânicas:boa polibilidade e resposta à texturização. Possui também alta usinabilidade e homogeneidade de dureza e ótima resposta à nitretação. É indicado para textura ou cromagem.
Composição química: C (0,36), Si (0,50), Mn (0,80), Cn (1,70), Ma (0,40), Ni (-)
Aplicações: injeção, sopro. Nunca utilizar em moldes de plásticos clorados.
Fabricantes: GGD Metals, Villares.
AÇO 420:
Excelente resposta ao tratamento térmico de têmpera e revestimento. Excelentes propriedades de polibilidade, resistência à corrosão e à oxidação, resistente ao desgaste.
Composição química: C (0,40), Mn (0,50), Si (0,40), Cr (13,50), V (0,25)
Aplicações: adequado à aplicações em moldes de materiais corrosivos (PVC). É indicado para moldes na indústria óptica e de vidro.
Fabricantes: GGD Metals, Villares.
AÇO H13:
Excelente combinação entre dureza e resistência à fratura, resistente à choque polibilidade e resposta à texturização. Boa tenacidade e estabilidade dimensional.
Composição química: C (0,40), Mn (0,4), Si (1,0), Cr (5,0), Mo (1,30) e V (1,0).
Aplicações: Adequado para matrizes de forjamento à quente em prensas, matrizes para extrusão de alumínio e suas ligar, fundição sob pressão ou gravidade de ligas não ferrosas, moldes para injeção de polímeros abrasivos, como os termofixos.
Fabricantes: Gerdau, Villares.
AÇO D2:
O aço D2 é um Aço Ferramenta para Trabalho a Frio com maior aplicação no segmento metal-mecânico, principalmente na indústria de conformação e corte a frio.Pode ser tratado termicamente para durezas elevadas mantendo boa resistência à fratura. É um aço com alta penetração de dureza na têmpera e excelente estabilidade dimensional e de forma. É capaz de combinar dois ciclos de tratamento térmicodiferentes, permitindo com isso o uso posterior de tratamentos superficiais, como a nitretação e o revestimento PVD. Devido sua estrutura, contendo carbonetos duros de cromo, e sua elevada dureza após tratamento térmico,