Aços para matrizes
Existe uma classificação dos aços para ferramentas e matrizes de acordo com o tipo de trabalho a ser executado, freqüentemente referenciado em textos técnicos. Reproduz-se abaixo esta classificação:
· Classe I – aços usados para ações de cisalhamento ou corte, como matrizes de corte , ferramentas de corte em geral, matrizes de conformação de blanks , matrizes de aparar etc...
· Classe II – aços usados na confecção de ferramentas para conformação de peças através de fluxo do material sob tração, por trabalho a frio ou a quente. Aqui se incluem matrizes de estampagem e dobramento, matrizes de forjamento etc.. Esta classe inclui moldes para plásticos e moldes para fundição.
· Classe III – aços para trabalhos de transformação de materiais atuando na modificação da forma, sem mudança das dimensões originais. Incluem-se aqui matrizes de flexão, matrizes de dobramento e matrizes de torção.
· Classe IV – aço para matrizes que trabalham sob alta pressão e que produzem fluxo do metal ou outro material até a forma desejada, por efeito de compressão. Esta classe inclui matrizes de embutimento, de gravação, de recalque, de extrusão, de fendilhamento, etc... É importante ter suficiente informação a respeito da composição do material da ferramenta ou da matriz, do tipo de tratamento térmico usado e do tipo de trabalho que a ferramenta vai executar.
A organização em classes é apenas uma indicação geral de uso, não representando sozinha uma diretriz para a seleção de aços ferramenta. Parâmetros a serem considerados na seleção de um