Fibra Óptica
(http://www.protecnos.com.br/artigos/conceitos-de-fibra-otica/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Narinder_Singh_Kapany; )
A Fibra Óptica foi inventada em 1956 pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, que se baseou dos estudos do físico inglês John Tyndall de que a luz poderia descrever uma trajetória curva dentro de uma matéria. De uma forma genérica a fibra óptica é um condutor que recebe um feche de luz de um dispositivo emissor e o entrega a um dispositivo receptor. Esse condutor e composto basicamente por três partes núcleo, casca e proteção mecânica.
Seu núcleo é um isolante elétrico (vidro ou plástico) que, sob a atuação de um campo elétrico exterior acima do limite de sua rigidez dielétrica, permite o fluxo da corrente. Núcleo esse composto de Óxido de Silício (SiO2), germânio, fosforo e alumínio para aumentar seu índice de refração, por sua vez a casca é um material dielétrico podendo ser Sílica pura, com índice de refração ligeiramente inferior ao núcleo para que ocorra o fenômeno de Reflexão Total, por fim encapsulado normalmente com plástico para aumentar a proteção mecânica da fibra.
Sua capacidade de transmissão é muito superior do que cabos metálicos (1 milhão de vezes) e o diâmetro do núcleo da fibra e consideravelmente menor que em cabos metálicos dessa forma é muito utilizada em redes de transmissão de dados (comunicação) tendo em vista também que a perca de sinal na fibra óptica ocorre por causa dos materiais usados em sua fabricação e não por fatores externos sendo assim muito mais confiável que cabos metálicos.
(http://www.mundoeducacao.com/fisica/dieletricos.htm; http://www.passeidireto.com/arquivo/2204054/tecnologia-dos-materias---prof-aelfo-luna-marques/26; Fonte http://www.protecnos.com.br/artigos/conceitos-de-fibra-otica/ )
Dielétricos são materiais isolantes (plástico, vidro, etc...) que não possuem elétrons livres, melhor dizendo seus elétrons estão focados no núcleo do átomo, dessa forma não a um