Fibras Opticas
Neste presente trabalho abordarei aspectos relativos a Fibra Optica.
As fibras opticas podem ser Monomodo ou Multi-Modo, e neste trabalho poderemos ver aspectos relacionados a Fibra optica Multi-modo.
Para além de Monomodo e Multi-modo, elas também podem ser de indice degrau ou de indice gradual, onde basearei o trabalho no Indice gradual.
Por fim, apresentarei ainda uma tabela ilustrando as vantagens e desvantagens de uma Fibra Optica Multi-Modo.
2.Fibra Optica
A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
Fig1.Imagem ilustrando a Fibra Optica.
2.1.Fibra Optica Multi-Modo
~
2.Figura ilustrando a composição da Fibra Optica Multi-Modo.
Como podemos ver a camada externa é denominada de Revestimento (R), em inglês Coating, e geralmente tem diâmetro de 250 µm.Logo abaixo vem a Casca (C), em inglês Cladding, com diâmetros de 125 ou 140 µm.E no centro está o Núcleo (N), em inglês Core, que pode ser construído com diâmetros de 50; 62,5; 82,5 ou 100 µm.Como dissemos anteriormente, já começaram a ser fabricadas Fibras Ópticas do tipo Multimodo, confeccionadas com plásticos especiais, usadas principalmente em LAN’s. A principal vantagem destas Fibras seria o baixo custo, quando comparado a outros tipo de Fibras usadas na mesma aplicação.
No caso das Fibras Ópticas do tipo Multimodo confeccionadas em Plástico especial, dotado de um de alto índice refração, o diâmetro (N) do Núcleo é geralmente da ordem de 1 000 µm.
2.1.1. Fibra Óptica Multimodo de Índice Gradual
A Fibra Óptica Multimodo Índice Gradual, em inglês Grated Index, que está ilustrada na figura 3, constitui uma evolução da Fibra Óptica Multimodo de Índice Degrau, projetada para prover uma melhor propagação dos Feixes de Luz incidentes na Fibra Óptica